terça-feira, 19 de novembro de 2013

O que o Dragão Obsidiana tem a ver com Game of Thrones?

Desenhei o Dragão Obsidiano durante a viagem que fizemos para Lapinha da Serra, neste feriado.
Lapinha é um vilarejo da Serra do Cipó, e lá não tem internet nem telefone. 
No chalé que ficamos, de frente a uma lagoa, também não tinha televisão.

Parece chato,  mas foi bom porque os dias renderam bastante. Além do dragão que fiz, também acabei o esboço da   capa do meu livro, que será lançado em breve.

Voltando ao Dragão, você sabe o que é obsidiana? 

Obsidiana

Obsidiana parece uma pedra, mas é um tipo de vidro vulcânico, que se forma quando o magma solidifica rapidamente, ao entrar  em contato com a água, por exemplo.  A obsidiana não é um mineral por não ser cristalina e é muito similar na composição do   açoPode ser classificada  como um mineralóide.

Eu desenhei o Dragão Obsidiana porque adoro pedras e minerais (tenho uma coleção enorme) e gosto muito de pesquisar sobre esse assunto.

Você sabia que as lâminas de obsidiana podem ter uma borda de corte tão fina como os bisturis de aço cirúrgico de qualidade    muito elevada?  Os mesoamericanos fizeram também um tipo de espada com lâminas de obsidiana montados em um corpo de   madeira. Entre os aztecas, essa espada tinha o nome de macuahuitl.


Armas feitas com obsidiana

Quando eu estava desenhando o dragão Obsidiana, aconteceu uma grande coincidência, porque o meu padrasto,       Hermann Santiago, estava lendo o terceiro livro da série Game of Thrones exatamente na parte em que o Samwell     Tarly mata um vagante branco com um punhal feito de vidro de dragão! 

Samwell Tarly

Vagante Branco

O mais interessante é que, na verdade, o vidro de dragão é feito de obsidiana, como o Sam explica nesta passagem  do livro:

"O vidro de dragão é feito por dragões, como o povo gosta de dizer?
- Os m... meistres pensam que não, gaguejou Sam.- Os meistres dizem que vem dos fogos da terra. 
Chama de obsidiana."   
(A tormenta de espadas - terceiro volume da Crônicas de Gelo e Fogo, 
de George R. R. Martin)  

Foi uma coincidência muito legal, né?

Vidro de Dragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário